Voto
Último dia da Consulta Popular
Comunidade pode eleger prioridades no Orçamento do Estado até as 23h59min; resultado oficial será conhecido na próxima semana
A quinta-feira (28) é o último dia para participar da Consulta Popular e ajudar a decidir a aplicação de parte do Orçamento do Estado, em 2019. A votação pelo site - www.participa.rs.gov.br - só se encerra às 23h59min. O resultado oficial será divulgado na próxima semana, quando conhecidas as cinco prioridades eleitas pela comunidade. Ao todo, os 22 municípios da Zona Sul receberão R$ 3,8 milhões; 46% a mais do que a verba liberada em 2017.
Dados parciais, revelados na manhã de terça, apontam que 5.686 eleitores haviam votado - pelo site - na região. A participação via SMS e através de aplicativo, disponibilizado em urnas volantes, não está contabilizada. A expectativa é de que, ao contrário do que estava previsto, parte dessas urnas permaneça à disposição até o meio-dia para compensar problemas ocorridos devido à manutenção no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que não permitia consultar o número do título eleitoral, nos casos em que o cidadão não portava o documento.
Para mobilizar a população e garantir apoio às dez demandas que concorrem na Consulta Popular, lideranças dos setores se encarregaram de definir pontos para circulação das urnas volantes. Em toda a Zona Sul, são mais de 400. Só em Pelotas são em torno de 80.
Para facilitar o acesso
Dois locais estão à disposição da comunidade para votação através do site. Você pode procurar a sede do Corede-Sul, na rua 7 de Setembro, 274 - sala 203, e a Ouvidoria da prefeitura. Mas fique atento: para votar, você precisa saber - ou acessar - o número do título eleitoral.
Em julho, debate permanece
Uma assembleia, ainda sem data definida, será realizada no mês de julho para validar o resultado e colocar em debate a divisão dos recursos - explica o secretário-executivo do Corede-Sul, Matheus Fernandes da Silva. Das dez propostas que integram a cédula, as cinco mais votadas irão dividir o montante de R$ 3,8 milhões. O primeiro colocado receberá 30% do valor; o segundo, 25%, até o quinto, que ficará com 10%.
O debate, entretanto, definirá o rateio desses percentuais dentro de cada um dos cinco temas eleitos, já que, pelo formato atual da Consulta Popular, o cidadão não elege projetos específicos direcionados a uma determinada instituição. As pautas são amplas, de caráter regional. E é, justamente, na assembleia - com base também no nível de participação de cada um dos municípios - que se constrói o consenso de quais cidades, instituições e entidades serão contempladas com os recursos.
Confira as demandas que aparecem na cédula (*)
1 - Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS
Aquisição de equipamentos
2 - Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança
3 - Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar - Agroindústria familiar
4 - Manejo e Conservação de Solo
5 - Implementação de espaços pedagógicos que favorecem à aprendizagem - Escolas de Ensino Fundamental e Médio da 5ª, 11ª e 18ª CREs
6 - Laboratórios Tecnológicos de Aprendizagem para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Para atendimento das escolas da 5ª, 11ª e 18ª CREs
7 - Infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber
8 - Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs)
9 - Programa Conexão - Rede Estadual Intermunicipal de Cultura
10 - Apoio aos Parques e Polos Tecnológicos
(*) Não esqueça: ao votar, você só pode escolher uma prioridade
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário