Voto

Último dia da Consulta Popular

Comunidade pode eleger prioridades no Orçamento do Estado até as 23h59min; resultado oficial será conhecido na próxima semana

A quinta-feira (28) é o último dia para participar da Consulta Popular e ajudar a decidir a aplicação de parte do Orçamento do Estado, em 2019. A votação pelo site - www.participa.rs.gov.br - só se encerra às 23h59min. O resultado oficial será divulgado na próxima semana, quando conhecidas as cinco prioridades eleitas pela comunidade. Ao todo, os 22 municípios da Zona Sul receberão R$ 3,8 milhões; 46% a mais do que a verba liberada em 2017.

Dados parciais, revelados na manhã de terça, apontam que 5.686 eleitores haviam votado - pelo site - na região. A participação via SMS e através de aplicativo, disponibilizado em urnas volantes, não está contabilizada. A expectativa é de que, ao contrário do que estava previsto, parte dessas urnas permaneça à disposição até o meio-dia para compensar problemas ocorridos devido à manutenção no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que não permitia consultar o número do título eleitoral, nos casos em que o cidadão não portava o documento.

Para mobilizar a população e garantir apoio às dez demandas que concorrem na Consulta Popular, lideranças dos setores se encarregaram de definir pontos para circulação das urnas volantes. Em toda a Zona Sul, são mais de 400. Só em Pelotas são em torno de 80.

Para facilitar o acesso
Dois locais estão à disposição da comunidade para votação através do site. Você pode procurar a sede do Corede-Sul, na rua 7 de Setembro, 274 - sala 203, e a Ouvidoria da prefeitura. Mas fique atento: para votar, você precisa saber - ou acessar - o número do título eleitoral.

Em julho, debate permanece
Uma assembleia, ainda sem data definida, será realizada no mês de julho para validar o resultado e colocar em debate a divisão dos recursos - explica o secretário-executivo do Corede-Sul, Matheus Fernandes da Silva. Das dez propostas que integram a cédula, as cinco mais votadas irão dividir o montante de R$ 3,8 milhões. O primeiro colocado receberá 30% do valor; o segundo, 25%, até o quinto, que ficará com 10%.
O debate, entretanto, definirá o rateio desses percentuais dentro de cada um dos cinco temas eleitos, já que, pelo formato atual da Consulta Popular, o cidadão não elege projetos específicos direcionados a uma determinada instituição. As pautas são amplas, de caráter regional. E é, justamente, na assembleia - com base também no nível de participação de cada um dos municípios - que se constrói o consenso de quais cidades, instituições e entidades serão contempladas com os recursos. 

Confira as demandas que aparecem na cédula (*)
1 - Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS
Aquisição de equipamentos
2 - Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança
3 - Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar - Agroindústria familiar
4 - Manejo e Conservação de Solo
5 - Implementação de espaços pedagógicos que favorecem à aprendizagem - Escolas de Ensino Fundamental e Médio da 5ª, 11ª e 18ª CREs
6 - Laboratórios Tecnológicos de Aprendizagem para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Para atendimento das escolas da 5ª, 11ª e 18ª CREs
7 - Infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber
8 - Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs)
9 - Programa Conexão - Rede Estadual Intermunicipal de Cultura
10 - Apoio aos Parques e Polos Tecnológicos
(*) Não esqueça: ao votar, você só pode escolher uma prioridade

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Solidariedade em quatro rodas Anterior

Solidariedade em quatro rodas

Documento Nacional de Identidade deverá estar disponível em julho Próximo

Documento Nacional de Identidade deverá estar disponível em julho

Deixe seu comentário